Criança e Cachorro , Cuidados para uma boa relação
Cachorro e criança é um assunto bastante discutido entre tutores de animais.
Certamente ter um cachorro em casa junto com uma criança, se trata de uma situação bastante comum nas famílias brasileiras.
A convivência de cachorro e criança trás diversos benefícios tanto para o animal e para a criança, porém se faz necessários alguns cuidados para manter essa relação cada vez mais saudável.
Assim como as crianças os cães gostam de atenção e de gastar energia com diversos tipos de brincadeiras, portanto ter um cachorro com uma criança pode ter vários benefícios.
Para melhorar a convivência de cachorro e criança, separamos alguns cuidados importantes que devem ser tomados nessa relação.
Mantenha sempre o seu cão com as vacinas em dia e consultas de rotina
A vacinação para cães se trata de uma atitude bastante importante para a saúde do animal e também dos humanos. Algumas doenças certamente podem ser transmitidas do animal para a criança.
Além do calendário de vacinação, as consultas de rotinas também são de total relevância para a prevenção e tratamento de diversos tipos de doenças.
Não deixe a criança fazer movimentos bruscos com o animal
Algumas atitudes devem ser evitadas como montar no cão e puxar o rabo do animal. Certamente essas ações podem fazer o animal se irritar e acabar mordendo a criança.
Ensine a criança a respeitar o espaço do cão
Os cães são animais que são totalmente apegados a seu território, portanto é muito importante ficar atento se a criança esta invadindo o espaço do animal.
Muitos animais podem ter ciúmes de sua casinha, cama , vasilha de comida e outros acessórios. O simples toque e manipulação desses objetos, podem ocasionar algum tipo de atitude negativa no animal.
Mantenha o cachorro separado do quarto da criança
Manter o animal separado do quarto da criança , certamente pode parecer uma situação bastante complicada. Porém chamar a atenção do animal na hora certa e fazer o uso de portõezinhos pode ser uma ótima solução para o problema.
O quarto da criança deve ser criteriosamente isolado com o convívio com animal, evitando presença de pelos e outras sujidades que o animal pode levar.
As crianças só podem cuidar de cães com supervisão
Algumas crianças são apaixonadas por cães, portanto podem querer fazer as atividades relacionadas a cuidados desde cedo. Porém é muito importante lembrar que essas atividades com o animal devem ser totalmente supervisionadas pelos adultos .
Assim muitos problemas com o saúde do animal podem ser evitados, e também garante uma segurança para a criança que faz as atividades.
Estimule a criança desde cedo que carinho e fundamental
Os cães são animais que certamente necessitam de carinho e atenção, ensinar a criança esses valores com os animais sem dúvidas irá somar bastante para a relação com o animal.
Garantir uma relação de carinho com segurança, certamente vai fazer essa amizade crescer a cada dia !