Hiperatividade canina

Hiperatividade Canina: Conheça mais sobre o problema

A hiperatividade canina se trata de um assunto bastante discutido entre tutores de cães.

Um cão muito agitado a princípio, certamente pode parecer um sinal de saúde e energia. Porém em algumas situações este tipo de comportamento pode ser bem nocivo para o animal.

Existem animais que são agitados por natureza, até mesmo devido a relação com a sua própria raça canina !

Você já ouviu falar em cão com hiperatividade? Podemos dizer que alguns animais podem apresentar este tipo de comportamento.

São alguns comportamentos de cães hiperativos:

  • Correm o tempo todo;
  • Latem mais que o normal;
  • Querem brincar na hora de dormir;
  • Destroem objetos;
  • Quer sempre dominar outros cães;
  • Chamar atenção;
  • Destruição de objetos;
  • Ficar agitado sem receber estímulos;
  • Falta de atenção;
  • Lambedura excessiva.

Em alguns casos pode ser até normal um cão apresentar agitação após alguns estímulos externos, porém se a agitação for além do do normal, algo de errado pode estar acontecendo com o seu cãozinho.

Assim como os humanos, os cães também podem ser hiperativos, portanto este fato merece uma atenção especial.

As pesquisas explicam que a hiperatividade canina está associada a baixos níveis de fosfolipídeos no organismo  em particular o triptofano.

A falta destas substâncias pode acarretar na baixa produção de serotonina, hormônio responsável pelo prazer. Devido a este fato, os cães ficam agitados procurando estímulos externos o tempo todo.

Assim como os humanos, um cão hiperativo não consegue manter o foco em suas atividades, se distraindo com outros estímulos externos.

Solução para um cão hiperativo 

Um cão hiperativo certamente merece bastante atenção, justamente pelo fato da hiperatividade canina acometer a qualidade de vida do animal e também da própria família.

Em caso de dúvidas procure sempre o médico veterinário para um diagnóstico preciso, o mesmo será capaz de solicitar os exames necessários e chegar em uma conclusão mais concreta.

A hiperatividade pode ser tratada até mesmo com novos hábitos para os cães, e também com o uso de drogas apropriadas que melhoram o comportamento do animal.

Um fator muito importante também, é o médico veterinário identificar se o cão realmente apresenta hiperatividade, ou verificar se o mesmo apenas é um animal agitado.

Os cães agitados podem ser tratados com mudanças de hábitos e estímulos, ou até mesmo com o uso de outros tipos de drogas.

Lembre-se que se o seu cão se encontra fazendo travessuras, não quer dizer que o mesmo é um cão hiperativo!

Hospital Veterinário Saúde – Cuidando com competência e dedicação do seu Pet.

Seja qual for a necessidade do seu pet, o Hospital Veterinário Saúde estará pronto para atende-lo.

Somos um Hospital Veterinário com autoridade no mercado, contamos com diversos profissionais especializados para atender o seu animal com total conforto e dedicação.

Esteja sempre atento aos sintomas do seu animal de estimação e comunique diretamente a um médico veterinário de sua confiança.

Alguns serviços dependem de agendamento, consulte-nos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *