Osteoporose em cães e gatos
Se você já ouviu falar sobre osteoporose em humanos, pode se surpreender ao saber que essa condição também pode afetar cães e gatos. Como tutora dedicada, sempre me preocupo em entender mais sobre a saúde dos meus pets, e é por isso que quero compartilhar como essa doença pode impactar nossos amigos de quatro patas e como podemos ajudá-los.
A osteoporose em cães e gatos, certamente que merece uma atenção especial dos tutores de plantão.
Assim como nos humanos, os problemas ósseos nos cães e gatos também são comuns na vida dos animais de estimação.
A grande verdade é que quando esses sinais começam a aparecerem, um médico veterinário deve ser procurado para solucionar o problema com um bom tratamento.
A osteoporose em cães e gatos, pode ser um tipo de doença que pode ter uma origem genética, e também pode ser adquirida ao longo da vida do animal de estimação.
È importante lembrar que algumas raças são mais comuns terem a doença instalada, durante o tempo de vida.
A osteoporose é uma doença que acomete cães e gatos e é caracterizada pela incapacidade do tecido ósseo em absorver o cálcio.
Os cães e gatos com idade mais avançada, certamente se torna um dos principais alvos da doença. Além disso o estilo de vida de cada animal influencia bastante. Como falado anteriormente, o fator genético e raça do animal também devem ser levados em conta.
A doença se trata de uma deficiência de nutrientes nos ossos
Depois de observarmos os parágrafos anteriores, podemos perceber que a doença se trata de uma carência de nutrientes que são de grande importância para a saúde dos ossos dos animais. Os ossos são estruturas rígidas e ao mesmo tempo flexíveis, que são capazes de fazerem a sustentação do animal.
Quando os ossos não recebem os nutrientes necessários para a sua saúde, o mesmo pode entrar em um estado poroso, e trazer diversos tipos de complicações para seu animal de estimação.
A grande verdade é que a osteoporose em cães e gatos,, podem trazer diversos tipos de complicações:
- Dores constantes;
- Animal apático;
- Fraturas;
- Outros tipos de problemas ortopédicos recorrentes.
Como é feito o tratamento e diagnosticada osteoporose em cães e gatos ?
O médico veterinário será capaz de fazer uma análise do histórico de saúde do animal, e também identificar sinais e sintomas através do exame físico.
A doença deve ser acompanhada pelo exame de Raio-X, em que é possível verificar o grau e anormalidade da densidade óssea do animal.
De forma geral, as doenças ósseas estão relacionadas ao desequilíbrio nas concentrações de cálcio, fósforo e vitamina D, e todos esses nutrientes podem ser encontrados em rações indicadas pelo médico veterinário.
A grande verdade é que as rações de qualidade são capazes de suprirem as necessidades nutricionais do animal, portanto a escolha de rações se trata de uma estratégia fundamental.
Os suplementos minerais podem ser indicados para a reposição adequada para o animal. Importante também lembrar que a atividade física e exposição do animal ao sol ( Vitamina D ) também pode ser um grande complemento ao tratamento da doença a também prevenção da mesma.
Hospital Veterinário Saúde – Cuidando com competência e dedicação do seu Pet.
Seja qual for a necessidade do seu pet, o Hospital Veterinário Saúde estará pronto para atende-lo.
Somos um Hospital Veterinário com autoridade no mercado, contamos com diversos profissionais especializados para atender o seu animal com total conforto e dedicação.
Esteja sempre atento aos sintomas do seu animal de estimação e comunique diretamente a um médico veterinário de sua confiança.
Alguns serviços dependem de agendamento, consulte-nos
A osteoporose em cães e gatos é uma condição que reduz a capacidade dos ossos de absorver cálcio, levando à fragilidade óssea. Ela pode ser causada por fatores genéticos, deficiência de nutrientes ou estilo de vida. Os principais sintomas incluem dores, apatia e fraturas frequentes. O diagnóstico é feito por meio de exames físicos e de raio-X. O tratamento combina ajustes na dieta, suplementos e exposição ao sol para reposição de vitamina D. A prevenção é fundamental, com atenção à nutrição e cuidados regulares com o veterinário.
Saiba mais sobre
O que é osteoporose em cães e gatos? É uma condição onde os ossos perdem a capacidade de absorver cálcio, tornando-se frágeis.
Quais são os sintomas da osteoporose em pets? Dores constantes, apatia, fraturas e outros problemas ortopédicos.
Como é feito o diagnóstico? Através do exame físico e raio-X para avaliar a densidade óssea.
Quais são as principais causas da osteoporose? Deficiência de nutrientes, fatores genéticos e estilo de vida inadequado.
Como é tratado a osteoporose em cães e gatos? Ajustes na dieta, suplementos minerais, exposição ao sol e atividades físicas.
Como prevenir a osteoporose em pets? Oferecendo rações de qualidade, mantendo uma dieta equilibrada e promovendo atividades físicas regulares.