Peculiaridades dos gatos
As peculiaridades dos gatos se trata de um assunto bastante relevante para tutores e futuros tutores
Pergunte a qualquer dono de um gatinho que ele te afirmará com toda certeza: Os gatos apresentam um comportamento fascinante, que chama a atenção de todo mundo.
Ao contrário que muitos pensam os gatos se apegam sim aos donos, e não só ao seu território. Existem estudos atuais, que mostram que os gatos se apegam sim aos seus tutores.
Existem alguns comportamentos dos gatos que os tornam diferentes de outros animais, inclusive quando se comparam aos cães.
A seguir separamos alguns comportamentos peculiares dos gatos, para matar a sua curiosidade.
Peculiaridades dos gatos
Comportamento alimentar
- O primeiro alimento dos gatos quando filhotes, certamente é o leite da gata. O mesmo contém todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do animal.
- A partir de um mês, o animal começa a se interessar pelos alimentos que a própria mãe ingere. Também procuram ingerir água fresca.
- No momento que o animal começa a fazer a ingestão de ração, se faz necessário a adequação do alimento adequado para o animal.
- Quando adultos, eles fazem de 15 a 16 refeições por dia, comendo aproximadamente 8 gramas por vez. Já a água eles bebem moderadamente.
Comportamento social
- A socialização do gato começa a partir da sua segunda semana de vida e geralmente está completa na sétima semana.
- É nessa fase que os sentidos e a inteligência do gato devem ser estimulados para auxiliar na formação do animal.
- É fundamental também nesse período que o filhote tenha o máximo de contato com seus donos, criando as ligações afetivas entre gato e dono.
- Alguns estudos mostram que gatos filhotes que recebem carícias dos humanos, quando ficam adultos criam maior laço efetivo e deixam repetir os mesmos comportamentos.
Comportamento comunicativo
- Os gatos se comunicam de maneira diferenciada, ficar atento nas peculiaridades comportamentais do seu animal se torna fundamental para o convívio com o mesmo.
- O miado e sons do gato podem dizer muito sobre o sentimento do animal no momento.
- A linguagem corporal e a forma de se locomover também podem ser uma chave para entender o comportamento do seu gato.
Comportamento sexual
- Os gatos e gatas apresentam comportamento sexual diferente dos cães, as fêmeas têm várias cruzas e podem copular até 15 vezes em 24 horas;
- Às vezes, as gatas ficam mais agressivas e os machos não conseguem montar e copular;
- Os machos necessitam de ser insistentes para acontecer o ato sexual, podendo sobrar até uns arranhões.
- Para escolher o parceiro, a felina tende a estimular uma competição entre os machos, devido a esse fato os gatos acabam se envolvendo em diversas brigas.
Qualquer dúvida sempre consulte a um médico veterinário
Como falado anteriormente, o comportamento dos gatos se trata de algo bem peculiar, portanto muitas das vezes pode gerar bastante dúvida para os tutores.
O médico veterinário será capaz de tirar qualquer dúvida em relação ao comportamento do seu animal, pois muitos comportamento podem fugir dos padrões comportamentais.
Hospital Veterinário Saúde – Cuidando com competência e dedicação do seu Pet.
Seja qual for a necessidade do seu pet, o Hospital Veterinário Saúde estará pronto para atende-lo.
Somos um Hospital Veterinário com autoridade no mercado, contamos com diversos profissionais especializados para atender o seu animal com total conforto e dedicação.
Esteja sempre atento aos sintomas do seu animal de estimação e comunique diretamente a um médico veterinário de sua confiança.
Alguns serviços dependem de agendamento, consulte-nos