Piometra em cadelas, conheça um pouco mais sobre a doença

A Piometra em cadelas se trata de uma doença que pode acometer cadelas durante o período do cio.

As cadelas são animais adoráveis, que são capazes de trazerem muita alegria para as famílias em todo mundo. Inclusive quando se fala em gestação de filhotes.

O sistema reprodutor das cadelas, certamente é muito interessante e complexo, e muita das vezes podem ser acometido por patologias.

Apesar do nome não ser muito conhecido entre os donos de animais, a piometra em fêmeas  é uma doença que pode ser bastante comum. A doença pode afetar animais com idade superior a 5 anos de idade, principalmente em cadelas das raças Goldem Retriver e Rottweiller.

È importante lembrar que a doença pode ser tratada corretamente, no entanto pode ter complicações e levar até mesmo ao óbito.

O diagnóstico rápido, pode ajudar no tratamento e trazer resultados satisfatórios para os animais.

Entenda a Piometria em cadelas

No período do Cio da cadela o endométrio uterino fica mais exposto a bactérias, justamente pelo fato de se encontrar mais sensível. A infecção por bactérias pode ocorrer rapidamente, trazendo complicações para o animal.

Com o passar do tempo, quando a cadela passar mais cios sem engravidar, o endométrio fica mais exposto a esse tipo de patologia.

A piometra em cadelas pode ser de dois tipos:

  • Aberta: após dois meses do cio, a cadela apresenta corrimentos vulvares purulentos. Esse seria um caso mais comum entre as cadelas.
  • Fechada: a infecção obstrui o colo do útero devido ao surgimento de nódulos no endométrio, sendo mais grave.

A grande verdade é que os altos níveis de progesterona na cadela, faz do endométrio um terreno fértil para a infecção de bactérias.

Além de infectar o endométrio, as bactérias se não tratadas, podem seguirem para outros sistemas fisiológicos do animal.

A utilização de contraceptivos também favorece o aparecimento da piometra em cadelas.

São alguns sintomas da doença:

  • falta de apetite;
  • aumento da ingestão hídrica;
  • febre e vômitos;
  • infecção do peritônio;
  • problemas renais;
  • falta de disposição.

Como o médico veterinário faz o diagnóstico correto

Primeiramente o médico veterinário será capaz de fazer o exame físico, logo em seguida são solicitados os exames necessários, incluindo exames de sangue e ultrassonografia.

A ultrassonografia se trata de um exame de imagem bastante efetivo e simples que será capaz de reconhecer os sinais da doença uterina.

O tratamento da doença é feito com o uso de antibióticos, em alguns casos pode ser feito um procedimento de drenagem para tirar os fluídos infectados.

A castração de cadelas também pode ser uma forma bastante efetiva para evitar os problema!

Procure sempre um médico veterinário competente para avaliar o seu cãozinho de estimação.

Hospital Veterinário Saúde – Cuidando com competência e dedicação do seu Pet.

Seja qual for a necessidade do seu pet, o Hospital Veterinário Saúde estará pronto para atende-lo.

Somos um Hospital Veterinário com autoridade no mercado, contamos com diversos profissionais especializados para atender o seu animal com total conforto e dedicação.

Esteja sempre atento aos sintomas do seu animal de estimação e comunique diretamente a um médico veterinário de sua confiança.

Alguns serviços dependem de agendamento, consulte-nos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *