Microchip para gatos

Surdez em gato branco. Verdade ou mito?

A surdez em gato branco, se trata de uma dúvida bastante frequente entre os tutores.

O gato  branco certamente  é um dos preferidos de muitos tutores. Justamente por ser bonito e  elegante, o gato  de pelagem clara tem a fama de ser menos atirado mais calmo que gato de outras cores.

Mas, o que muitos amantes de gatos não sabem  é que, por trás da pelagem branca  existe um probleminha genético que pode causar a surdez em felinos .

Parece conto popular , mas na verdade  não é!

Já existem algumas pesquisas, que mostram que esse tipo de anomalia  tem todo um fundamento científico !

A seguir separamos algumas informações importantes sobre o assunto!

Para entendermos mais a fundo  sobre a relação entre a cor da pelagem branca  e a surdez  felina , se faz necessário entender um pouco mais do funcionamento da genética nesses animais.

O fato é que  tudo começa no código genético do felino, o conhecido gene  W, que certamente esta presente presente no gato branco.

O gene W apresenta grande força entre os outros genes, portanto segundo algumas pesquisas, os gatos com pelagem branca apresentam gene W em sua composição genética.

Esse gene trás a probabilidade do animal vir apresentar a surdez felina, se tornando uma peça fundamental para esse tipo de problema em gatos.

Os gatos de pelagem branca, juntamente com olhos azuis, apresentam ainda mais chance de apresentarem a surdez felina.

Não é preciso entrar em desespero

Apesar de não ser um mito o assunto abordado, os gatos brancos nem sempre irão apresentar surdez durante a vida. A informação se trata apenas de uma probabilidade que pode vir ocorrer na vida de alguns gatos.

Os gatos brancos podem ser animais belos que podem ser totalmente saudáveis, assim como gatos de outras cores.

Como identificar a surdez felina

Observando pequenos hábitos do seu amigo é possível desvendar esse mistério. Além de não reagir a estímulos auditivos, o gato surdo costuma ter o hábito de miar mais alto que o normal.

Além disso, se faz necessário observar como o animal se adapta ao ambiente familiar, além de observar a reação do mesmo aos estímulos auditivos.

O importante é esta sempre atento e procurar um médico veterinário da sua confiança.

Esteja sempre atento aos sintomas do seu animal de estimação e comunique diretamente a um médico veterinário de sua confiança.

Alguns serviços dependem de agendamento, consulte-nos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *