cortar unhas do meu pet

Estresse Corte de Unhas

Por que unhas compridas para cães são um problema?

O medo de cortar as unhas é um problema muito comum que os guardiões enfrentam e o medo pode variar de uma antipatia leve a um terror absoluto, dependendo do cão.

Para alguns pais de animais de estimação, a única maneira de aparar as unhas de um cachorro é sob anestesia , o que certamente não é uma opção que funciona toda semana.

Muitos desistem de tentar e apenas permitem que as unhas do cão permaneçam longas.

Embora a frustração seja compreensível, essa opção pode levar a problemas de saúde para cães .

Unhas crescidas afetam a postura de um cão, levando a problemas nas articulações e artrite.

Eles também são mais propensos a dividir e quebrar de maneira dolorosa. Unhas compridas também são um problema para os seres humanos.

Cães com unhas mais longas são mais propensos a destruir móveis e outros objetos, inconscientemente, além de machucar a pele humana ao pular para dizer olá ou brincar.

cortar unhas do meu pet

Reduzindo o estresse ao cortar as unhas do
seu cão Se ele tem pavor de ter as unhas aparadas, o que você pode fazer?

Aqui estão algumas idéias:

As unhas de alguns cães permanecerão saudáveis ​​se forem exercitadas regularmente em uma superfície mais áspera, como concreto ou pavimento.
Outra idéia inovadora é criar um “quadro” de arquivamento que consiste em uma folha de madeira coberta com lixa.

Você ensina a seu cão um comportamento alvo da pata e, em seguida, aplica esse comportamento ao quadro, para que o cão efetivamente lixe as próprias unhas enquanto ele brinca.

Os tapetes para unhas são basicamente tapetes de porta com uma superfície áspera que lima as unhas do cão cada vez que ele anda sobre o tapete.

Embora essas idéias possam ser úteis, uma opção preferível é poder aparar as unhas do seu cão sempre que você precisar.

Um plano eficaz é utilizar um cortador de unhas, ultimamente no mercado lançaram vários lixadeiras para unhas.

Há muitos benefícios em usar uma lixadeira.

Se você tem cães maiores como eu, cortar as unhas é mais difícil devido ao tamanho, e as unhas frequentemente se lascam e deixam bordas irregulares. Quando usado corretamente, um moedor pode tornar as unhas mais suaves e menos propensas a prender nos itens.

Também é eficaz para cães que simplesmente desenvolveram um medo condicionado tão forte das tesouras, que tentar dessensibilizá-las a ela será frustrante para vocês dois.

Como seu cão se sentir confortável com um cortador de unhas

O próximo passo é desenvolver um plano de ação. Esteja ciente de que este é um processo longo e você precisa trabalhar com o nível de conforto e estresse do seu cão.

Passo um:A primeira parte do processo envolve a adaptação do seu cão ao manuseio dos pés. Nesta etapa, você não utilizará o triturador.

Trabalhe em incrementos muito pequenos de tempo. Tocando as patas do seu cão, movendo os dedos pelos dedos dos pés e, eventualmente, treinando para tocar um objeto não ameaçador nas unhas. O objeto pode ser qualquer coisa que seu cão não considere assustador e que tenha superfície suficiente para fazer barulho.

Combine o toque e o manuseio com algo positivo, como uma boa comida , elogios ou algo que seu cão realmente goste.

Sempre fique de olho na linguagem corporal do seu cão durante esse período. Se ele estiver estressado, pare imediatamente e retroceda um passo.

Passo dois:

Quando o seu cão parecer calmo enquanto está sendo manuseado, mostra o cortador ou a lixadeira

A estipulação “sem baterias” é muito importante, pois você não deseja que ela acenda acidentalmente. No começo, você simplesmente o coloca perto da tigela de comida do seu cão. Se o cão parecer chateado, afaste-o até que ele esteja bem em sua presença. Lentamente, com o tempo, aproxime-o da tigela até que o cão não se interesse nela.

Nesse ponto, adicione as pilhas e ligue e desligue por alguns segundos durante a refeição do seu cão. Mais uma vez, trabalhe em incrementos muito pequenos. Você só pode usá-lo por três segundos – durante as refeições do seu cão por vários dias. Depois, cinco segundos (por alguns dias), sete e assim por diante.

Passo três:

Quando você pode ligar e desligar a lixadeira sem sinais aparentes de estresse do seu cão, independentemente da hora em que estiver ligado, passe para o próximo passo.

Comece a usar a lixadeira, sem pilhas, como objeto batendo nas unhas do cão. Bata no moedor em uma unha, trate e pare. Repita com a próxima unha no dia seguinte, trate e pare.

Quando você pode tocar em todas as unhas do seu cão em um determinado dia e o cão não mostra estresse, você pode começar a tocar mais de uma unha por dia.

O mesmo vale para tesouras, nesse passo, não faça o corte da unha, simplesmente faça ele se acostumar com o toque do cortador.

Etapa quatro:

Agora coloque as pilhas de volta e comece a tocá-las – enquanto estiver desligada – nas unhas do cão.

Toque na unha duas vezes, depois ligue o lixadeira e toque na unha. Faça isso por apenas alguns segundos, trate, desligue a lixadeira, toque duas vezes e depois pare.

Repita o dia seguinte para a próxima unha e assim por diante. Depois que você puder fazer isso com qualquer unha e um cão calmo, poderá passar a segurar a lixadeira ou o cortador
por mais segundos.

Se você acha que isso soa como um processo longo, está certo, mas trabalhar com o medo de cortar as unhas é um processo assustador para o seu cão e você sempre precisa se mover no ritmo em que ele se sentir confortável. Vá muito rápido e você pode achar que seu cão desenvolve uma intensa reação emocional negativa ao moedor, e é isso que você não quer.

Sempre conte com seu Médico Veterinário para tirar dúvidas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *