Meu Primeiro Pet – Cães

Antes de tudo, é preciso ter em mente a responsabilidade de ter um animal de estimação, seja ele, gato, cachorro, papagaio ou um jabuti. Estes animais são uma VIDA e cada um deles acarreta necessidades características de sua espécie. Precisam de atenção e cuidados especiais que um dono de primeira viagem precisa estar a par para oferecer saúde e bem-estar para seu novo pet.

Neste texto será abordado os cuidados e atenções que um cão necessita, como também comportamentos e singularidades. Antes do cão chegar ao novo lar, é preciso preparar para que ele entenda facilmente como funciona a casa. Tem de, também, esconder cabos e fios elétricos soltos, armazenar produtos químicos em superfícies altas, instalação de grades de bebê (onde for necessário), preparação da caixa de transporte para quando for pega-lo, proteger objetos quebráveis, tapetes e plantas e entre outras coisas.

O necessário é olhar sua casa e imaginar onde seu novo animalzinho pode sofrer algum dano ou até mesmo você, caso ele esbarre em algo que seja valioso para você. Antes de adotar o novo cão, é necessário também avaliar seu temperamento. Pesquise se ele é agitado ou quieto, pois, muitas vezes, um cão pequeno precisará de mais espaço do que um cão grande, apenas por seu temperamento muito ativo.

meuprimeiropetcaes5

Nos primeiros dias o novo cachorro ficará estressado e confuso quanto à onde ele está e quanto ao que esperar do novo dono. Então, torna-se extremamente necessário os cuidados antes de ele chegar e depois que ele chegar. No momento que você for pega-lo no abrigo ou no lar em que ele se encontra, saiba que desde já, o treinamento do cão se inicia. Desde este encontro pela primeira vez, comece a usar o vocabulário específico que pretende fazer com que ele aprenda para harmonizar a comunicação entre vocês e certifique-se de que todos ao redor também usem o mesmo vocabulário. Isto o ajudará a aprender os comandos de forma mais rápida e a evitar confusões.

Uma boa dica para quando eles chegarem em casa, é ir diretamente onde você pretende que ele faça suas necessidades. Normalmente, depois de estarem sob o estresse de andar no carro para uma casa nova, eles podem se sentir apertados e este é o momento para evacuar e para aproveitar e já mostrar o local que ele fará de ali para frente. Isto não quer dizer que ele irá aprender naquele momento, algumas raças de cachorro demoram um pouco mais para entender isso e até lá, poderá acontecer alguns “acidentes”.

É bom nos primeiros dias ficar em casa com seu novo cachorro. Evitar parques, praias, ou seja, excesso de estimulo diferentes. Isso dará a você a oportunidade de conhece-lo melhor e de ele se adaptar melhor a casa e saber que você será o norte dele. Porém, é de extrema necessidade que leve-o ao veterinário o mais rápido possível. Tire todas as dúvidas possíveis, mesmo quando você achar que é dúvida boba, tire. Não existe dúvida boba se você quiser apenas dar o melhor para o seu cachorrinho e ter certeza absoluta de que está fazendo o bem para ele. Quando for ao veterinário, é necessária uma caixa de transporte para evitar estresse e surpresas desagradáveis e ficar mais seguro.

meuprimeiropetcaes2

Os testículos dos filhotes descem após 3 a 4 meses, caso isto não ocorra, é necessário que tenha um acompanhamento do médico veterinário para avaliar o que pode ter ocorrido. É recomendável para sair com o cão na rua quando este estiver com as vacinas em dia. Não basta dar apenas uma, tem que estar completa a dosagem para ele estar totalmente protegido.

Alimentação

É aconselhável perguntar qual tipo de ração ele estava comendo antes de adota-lo e, caso for trocar a marca, mudar aos poucos para evitar complicações gastrointestinais. Deve-se ter um comedouro e um bebedouro, ou seja, um para pôr a ração e outro para pôr a água, ambos podem ser de plástico ou metal.

meuprimeiropetcaes3

Não é necessário dar comida além da ração e além da quantidade descrita na embalagem. A ração possui todos os nutrientes necessários para o cão e a quantidade dita é a ideal para não ficarem obesos e terem problemas maiores futuramente. Existem diversas marcas e formulações, que focam a idade do filhote e ao porte do adulto.

Acomodação

Caso você queira que seu cão tenha uma casinha para dormir, é preciso acostuma-lo desde cedo. Eles preferem as casinhas menores, como uma toca. Caso não, pode ser apenas uma caminha confortável, do tamanho dele, uma almofada ou até mesmo uma caixa de papelão nos primeiros meses. Mas, filhotes tem a tendência a destruir as caminhas, então, não exagere na compra.

Brinquedos

Dê preferência aos que são fabricados para animais e não dê os que são para crianças, por causa de peças que possam ser deglutidas pelo cão. Ossinhos de couro costumam dar indigestão, então é bom que estes não sejam dados em excesso.

meuprimeiropetcaes4

Higiene

Banhos são recomendados apenas após o término do ciclo de vacinação. Neste momento, é permitido apenas lenços umedecidos para cães ou para bebês, também são válidas as escovações. Filhotes só adquirem controle do coco e do xixi com 3 a 4 meses e alguns chegam até 6 meses.

Geralmente, após as refeições, os cães começam a farejar a procura de um local para evacuar. É neste momento que deve ser feita a indicação da localização que ele deve evacuar e assim aprender que lá é o local correto. Caso, você o pegue fazendo em algum local inadequado, a repreensão só deve ser feita imediatamente. Quando passar no máximo alguns minutos do acontecido, ele nem lembrará o porquê de você estar repreendendo. Caso ele continue a fazer naquele local, aumente o tom da repreensão. Mas, jamais bata nele ou esfregue o focinho no chão. Isso só fará o distanciamento entre você e o cão, pois ele começará a temer sua presença.

meuprimeiropetcaes5

Comportamento

Filhotes costumam dormir bastante, assim como bebês humanos. Procure ajuda apenas se ele estiver sempre dormindo e apático. É normal que quando eles estiverem dormindo e sonhando, eles se mexam, assim como nós humanos. Caso você pretenda dormir sozinho, é preciso que inicialmente, quando ele chore ou queira dormir com você, seja mais rígido, repreenda e não volte atrás. É duro, mas, só assim eles aprenderão que cada um tem seu espaço e que você não o abandonou, apenas está no seu cantinho. Também, acontecerá de que ele ficará dependente de você e quando você sair de casa, fará um escândalo, podendo incomodar vizinhos e lhe causar estresse. Isso acontece, porque quando o cão é retirado da ninhada, eles sentem falta da atenção e conforto que eles teriam com a mãe e irmãos.

É recomendável que dê petiscos e agrados quando fizerem algo bom para entenderem que aquilo foi aceito. No mais, é preciso prestar atenção no comportamento singular do seu cachorro. Pois quando algo estiver fora do normal, é o momento de prestar atenção e levar ao médico veterinário.

[quote font_size=”12″ bgcolor=”#” color=”#” bcolor=”#” arrow=”no”]Conheça mais sobre o Portal de Notícias Mundo Pet & Vet http://www.mundopetevet.com.br[/quote]

Leave a reply